quinta-feira, 29 de junho de 2023

Curso de Educação Ambiental articulada com o Currículo Paulista no Contexto Local

 

No primeiro semestre de 2023, a Diretoria de Ensino Região Assis, liderada pela Dirigente Marlene Ap. Barchi Dib, deu início a um curso de 60 horas para professores da rede estadual e municipal voltado à Educação Ambiental. Ministrado pelas Professoras Especialistas de Currículo (PEC) Anna Claudia (Química/Física) e Gisele Romão Barreto (Geografia), os encontros acontecem aos sábados pela manhã no Centro de Capacitação da Diretoria de Ensino e preveem momentos de trabalho de campo em nascentes e empresas da região como forma de enriquecer os conteúdos estudados.

O curso é um exemplo inspirador de engajamento e conscientização ambiental em prol da formação continuada para os docentes de Educação Básica. Desenvolvido em parceria com especialistas renomados na área (Dr. Emilio Prandi, geólogo e Patrícia Fazano, gestora da Estação Ecológica Caetetus), tem como objetivo capacitar os professores para a adoção de práticas sustentáveis e que sejam agentes de mudanças em suas escolas e comunidades. Abrange uma ampla gama de tópicos articulados com o Currículo Paulista, tais como a importância de se conhecer o processo histórico das questões socioambientais; a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS); Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) e os atos de conhecer e proteger nascentes de forma a preservar os recursos naturais. 

                                    Palestra com Dr. Emilio Prandi, Geólogo - Águas Subterrâneas

              Palestra com Patrícia Fazano, gestora da Estação Ecológica Caetetus – ODS

 Vale destacar ainda que o curso conta com uma abordagem inclusiva e acessível, com aulas presenciais, atividades práticas e remotas. A iniciativa é parte de um esforço maior da Diretoria de Ensino para promover a conscientização e a preservação ambiental, bem como preparar os docentes para enfrentar desafios emergentes e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Acredita-se que essa iniciativa terá um impacto significativo não apenas no ambiente local, mas também na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida. Algumas atividades já desenvolvidas pelos docentes nas unidades escolares envolveram a realização de um Plano de Contingência para a ERRD e uma ação no Dia do Meio Ambiente em Combate à poluição Plástica.

O curso continua no 2º semestre, com previsão de término para setembro. As formadoras esperam que as habilidades e formações capacitem os docentes a fazerem escolhas mais sustentáveis e a compartilharem seu conhecimento com suas famílias, amigos e colegas.